Espiritualidade avançada, metafísica, física quântica, esoterismo, lei da atração, universo holográfico

sábado, 14 de janeiro de 2023

Reencarnação

 

reencarnação








Mais um texto que publiquei em colaboração para a revista "Boa Estrela", revista mensal portuguesa com tiragem de 14,500 exemplares. Este texto foi publicado em Setembro de 2022.

Várias passagens bíblicas que fazem alusão à reencarnação, passagens védicas, do Zohar, conceito de Samsara, mensagem da Nossa Senhora, o espiritismo e a reencarnação, entre mais.

«Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei». (Allan Kardec)

Cerca de metade da população mundial crê na reencarnação (por crença religiosa).

Aproximadamente 51% dos católicos afirmam acreditar em reencarnação (estatística realizada no Brasil em 1991, pela Igreja de Deus do Sétimo dia).

Várias doutrinas espíritas defendem a teoria reencarcionista, as orientais como o Bramanismo (Brahma, personificação masculina do Absoluto) ou: Hinduísmo, os Vedas (Veda= conhecimento) eram compostos de quatro partes, a segunda metade era os textos Upanishads (compilados pelo sábio Vyasadeva); citam a reencarnação através de um ciclo de nascimentos e mortes, transmigrações. 

O Samsara deriva da raiz Samsr (circular) ou do sânscrito Samsâra (rotação) sendo o oceano de nascimentos e mortes ao qual estamos ligados até atingirmos a sabedoria, libertação (moksha), quando tivermos consciência da verdadeira essência divina.

- O Bhagavad-Gita, compilado entre os séculos 5 a 1 A.C. inclui uma passagem muito elucidativa:

«Assim como a alma corporificada continuamente passa nesse corpo da infância à juventude e à velhice, do mesmo modo a alma passa a outro corpo após a morte».

E há uma “canção da imortalidade” da qual transcreverei apenas uma parte bastante elucidativa:

“[…] Assim como se deixam as vestes gastas para usar vestes novas, também a alma deixa o corpo usado para revestir novos corpos, eu tive muitos nascimentos e também tu Arjuna, eu conheço-as todas, mas tu não as conheces “[...]

 

- Outro texto oriental Brâmanista:

«Há uma parte imortal do homem que é aquela, ó Agni, que cumpre aquecer com os teus raios, inflamar com os teus fogos, de onde nasceu a alma? Umas vêm para nós e daqui partem, outras partem e tornam a voltar».

 

Na Grécia clássica (580 a 496 A.C.) Pitágoras e Platão já referenciavam a reencarnação, baseados em filosofias orientais.

(“as almas bebem as águas do rio Leteo, rio do esquecimento, antes de se prepararem para sua próxima encarnação” livro: A república)

 

- Também os índios americanos do séc.XVIII acreditavam que a alma viajava para um novo corpo após a morte.

No mesmo século o filósofo Kant acreditava que as almas podiam transmigrar para outra vida mais refinada e apta às funções intelectuais, ele defendia que a matéria corpórea de habitantes de planetas mais afastados do sol seria mais fina e elástica, (aqui na terra estaríamos no meio-termo).

O filósofo alemão Leibzinz acreditava que nos astros do firmamento provavelmente habitavam os espíritos mais evoluídos.

No antigo Egipto, como prova num «papiro Anana» (1320 A.C.) consta:

«O homem retorna à vida várias vezes, mas não se recorda das suas pretéritas existências exceto algumas vezes em sonho.

No fim todas essas vidas lhe serão reveladas.»

(O espiritismo Kardequiano defende a mesma coisa.)

 

A religião cristã, nega a reencarnação, no entanto, há séculos atrás estas escrituras falavam nisso, são antecedentes, e Jesus provavelmente era reencarnação de Krishna, pois Krishna (Christ_na, o cristo) surgiu há mais de 5000 anos! Jesus disse sempre:

«Ninguém pode ver o Reino dos Céus sem nascer de novo». (João, III:3)

 

Jesus explicou a Nicodemos (João III, /12) ser necessário nascer de novo, Nicodemos não entendendo como o homem poderia nascer de novo, questionou:

“Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode por ventura voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez? “.

Ao que Cristo respondeu:

“O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do espírito é espírito “

 

- Também em (Mateus, cap. XVII, de 9 a 13) Jesus explicou acerca a reencarnação de Elias:

«E descendo eles do monte, Jesus ordenou-lhes:

«A ninguém conteis a visão, até que o filho do homem seja ressuscitado dos mortos.»

E os seus discípulos interrogavam-no dizendo:

“Porque dizem os escribas, é mister que Elias venha primeiro? “

Jesus responde: «Em verdade, Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas, mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe de tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o filho do homem.»

(Então entenderam que lhes falara de João Batista).

 

- Noutra situação Jesus ia a passar perto de um homem cego de nascimento, os discípulos perguntaram:

«Mestre, quem pecou para este homem nascer cego, ele ou os pais?» (João 9: 1-2).

Ora, se refletirmos bem, como poderia o homem cego ter pecado antes de nascer?                 

Só se tivesse pecado numa existência anterior.

Os judeus chamavam à reencarnação de ressurreição. A religião cristã diz que Jesus já pagou pelos nossos pecados na cruz e que ao morrer somos logo purificados. Será? Então se em média vivemos uns oitenta anos de vida, isso indica que nascemos todos no grau zero de evolução, estamos todos cá pela primeira vez, então como se explica que algumas pessoas são espiritualmente mais avançadas que outras?                                       

Porque estamos em diferentes graus de evolução moral e espiritual? Como?

 

Se todos estamos aqui pela primeira vez e a reencarnação não existe, como é que a doutrina de Krishna, (com mais de 5000 anos) falava de reencarnação? E muitas outras religiões? Estariam todos iludidos?

- Nossa Senhora fez uma comunicação a Lúcia, quando esta chorava pela morte do irmão Francisco, a Nossa Senhora disse:

«Lucia!  Lucia!.. Antes que eu te chame ao paraíso, antes que deixes o corpo, muito depois, Francisco nascerá de novo e te verá e te abraçará de novo. Ele virá contigo para cumprir o último ato da profecia que lhes dei em Fátima. Ele estará junto do irmão nascidos de novo pela vontade do Pai. Não tenhas medo pela morte dele. Não está morto. Está na verdadeira vida. Tem paciência.»

- Então: Nascerá de novo e te verá e te abraçará de novo.

 

Vários Expoentes da teologia cristã acreditavam na reencarnação, sendo alguns deles: São Clemente de Alexandria, Orígenes, São Gregório Nasiazeno e o Papa São Gregório Magno.

- Se todos os nossos erros foram resgatados por Jesus, então podemos ficar descansados, viver na banalidade, porque no fim seremos perdoados? De que serviria fazer o bem?  Se os maiores assassinos também serão purificados no momento da morte porque deveremos esforçar-nos tanto por evoluir?

E esta vida será suficiente para nos melhorarmos a 100%? Não.

E, contrariamente ao que pensam os cristãos, a reencarnação não é um castigo, se assim pensam eles estão a afirmar também que esta vida é um castigo! A vida não é somente de provas e expiações, é uma oportunidade de nos aprimorarmos espiritualmente, de fazer amizades, criar laços familiares, aprender, ensinar, rir, amar, a vida e as posteriores reencarnações são dádivas de Deus! São oportunidades de aperfeiçoamento e convívio.

Viver não é um castigo, então viver de novo será?

Pelo menos aqueles que creem na reencarnação realizam um maravilhoso esforço para se melhorarem o mais rápido possível, tornando-se seres melhores. Devem certamente ter uma postura diferente daqueles que vivem despreocupados com as suas falhas acreditando que no momento da morte serão «purificados» e que terão tudo de mãos beijadas.

Os cristãos dizem que viemos aqui pela primeira vez, (não há reencarnação), isso implica duas coisas pouco prováveis.

 

1- Que a todo o momento nasceriam almas novas, seriam cada vez mais almas a passar aqui pela terra. Então as almas daqui iam para onde, para o céu? Estariam puras o suficiente após poucos anos de vivência aqui?

 

2- Se partimos todos do zero, nesta vida, como se explica que algumas pessoas estão noutro grau evolutivo? Há diferenças moral e espiritualmente entre as pessoas? E, porque é que alguns têm menos sorte, passam fome, são doentes ou deficientes, outros são felizes, ricos, cheios de vitalidade? 

Se Deus é justo não faria um mundo de desigualdades, assim deu-nos oportunidade de reencarnar para sermos compensados e redimirmo-nos dos nossos erros todos agora pela primeira vez, porque não somos iguais espiritualmente? Porque é que há iluminados ou Mestres? Como surgiram noutras vidas... Se viemos Budas, Krishnas, Dalai Lamas, Sai Baba, entre mais, são afortunados por Deus e nós não? Como, se estamos todos aqui pela primeira vez, o que os faz diferentes de nós?

 

A resposta está na reencarnação, o que cada um tem é a sua bagagem espiritual de encarnações passadas.

Não se evolui espiritualmente numa só vida.

Mas, no ano de 553 no concílio de Constantinopla debaixo das ameaças do imperador Justiniano da antiga Roma, deliberou-se a jamais aceitar a reencarnação.

 

- A religião cristã diz que a tese reencarcionista implica que não exista Inferno, diz que certas almas são condenadas ao fogo eterno. Ora isso criticam os espíritas, porque a Igreja dá uma imagem de um Deus severo e punitivo, que não dá oportunidade a certas almas de se redimirem, ora é isso mesmo que a reencarnação proporciona:  novas oportunidades de nos redimir-mos dos nossos erros, e o espiritismo nunca disse que reencarnar era um castigo (a religião católica é que atribui tais afirmações ao espiritismo).

Muitas religiões seguem a tese reencarcionista, são a Teosofia, o Seicho-No-Ie, o Budismo, o Bramanismo(hinduísmo), o Mazdeísmo (antiga religião Persa), a Umbanda, a Wicca, o xamanismo, a Cabala, o Druidismo, o Judaísmo, o Espiritismo, HareKrishna, e os Aztlan (Atlantes), os Hebreus, entre outros mais.

Segundo a perspetiva Cabalística as almas retornam (processo de Guilgul), há um versículo de Eclesiastes 1:4

«Uma geração vai-se e outra geração vem, mas a terra continua para sempre», a geração que vem, será a das almas que regressam, no livro Zohar isso é explicado.

-O Judaísmo (surgido aproximadamente há 3760 anos) diz que as almas que ainda não completaram a sua obra e têm ainda erros para corrigir, retornam para se melhorarem. Afirmando que a maioria das almas da nossa geração são retornantes, um rabino David Weitman diz que e reencarnação é uma realidade.

 

Os Rosacruzes também creem na reencarnação, no estágio de solidificação do mundo (época Lemúrica) as almas começaram a incorporar em corpos físicos, novas almas vinham chegando à Terra, mas o processo concluiu-se na época Atlante e então não vinham mais almas novas, a reencarnação seria sempre o ciclo de almas somente aqui da terra que iam reencarnando, temos evoluído ao longo de milhares de anos em repetidos renascimentos, em diferentes épocas e lugares.

Se agora chegassem almas novas aqui à terra iriam começar do nada, não tinham a mesma evolução espiritual que nós.

Algumas pessoas argumentam ser impossível a reencarnação porque morrem menos pessoas do que nascem cada vez a população mundial aumenta, o número de almas a morrer e a renascer não é compatível. Ora isso trata-se de egocentrismo, é a tese daqueles que julgam que o nosso pequeno planeta é o único habitado no Universo.

Jesus dizia: há muitas moradas na casa do meu Pai.

 

- Darei um exemplo que criei: suponhamos que estou num arrozal, tenho um montinho de grãos de arroz na palma da mão. Cada grão simbolizava uma alma humana, por cada um que retiro da mão simbolizo uma alma que desencarna, coloco novo grão na mão representando uma mesma alma que regressa, mas em novo corpo. Assim o número de grãos seria ciclicamente o mesmo, mas somente se existisse arroz única e exclusivamente na minha mão. Na verdade, havia arroz outro por toda a parte…                  

Assim como existem almas viventes existem por todo o Universo e não somente na Terra…O número de almas a desencarnar e o número de nascimentos não precisa ser exatamente igual. A Terra não é o único mundo onde se reencarna.

 

Existem diversos mundos habitados, e mesmo na Terra há múltiplas dimensões, não estamos a ser sonhadores, os próprios Físicos quânticos teorizam que o universo é ligado por supercordas sensíveis, vibrações.

 No entanto, muito antes os Celtas e Druidas foram os “físicos” da História, pois viam o mundo como uma teia tridimensional, e pelo menos há 20.000 anos os xamãs (no período paleolítico) sabiam muito bem como funcionava o mundo invisível, como estamos todos interligados a uma rede...

Em criança quando a minha avó me dizia que o «céu» era lá no alto eu dizia acreditar mais facilmente que ele fosse perto de nós, entre nós, mas sem o vermos nem tocarmos... Hoje, que sou mais espiritualizado e consciente, compreendo melhor o que sentia naquela época.

 

«Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens»

(I Corintios, 15,19)

Sílvio Guerrinha. SpiritualMatrix


















Share:

0 comments:

Enviar um comentário

translate

...



silvio guerrinha livros




reiki sekhm