Espiritualidade avançada, metafísica, física quântica, esoterismo, lei da atração, universo holográfico

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Intrudução sobre Espiritismo




















Quando tinha 17 anos conheci o Espiritismo codificado por Allan Kardec, ao ler "O livro dos espíritos" gostei porque me esclareceu várias questões.
Li posteriormente "O livro dos Médiuns" de Allan Kardec, recomendo, pois é muito bom, que quiser conhecer um pouco mais sobre a doutrina espírita poderá ler ainda "O Céu e o Inferno" ou: "O que é o Espiritismo" (Allan Kardec).


O Espiritismo moderno, conhecido ainda por Kardecismo ou espiritismo  Kardecista é uma doutrina filosófica e espiritual codificada pelo francês Léon Denizard Rivail em meados de 1857, mais conhecido pelo pseudónimo de Allan Kardec.














Inicialmente (em 1855) frequentou sessões espíritas (fenómenos de mesas falantes, mesas flutuantes), incorporação e mediunidade. Publicou mais tarde obras intituladas de "Codificação espírita" onde mencionava as suas pesquisas, recebeu ainda instruções (mensagens) de um espírito guia.
O Espiritismo passou a ser um pouco mais intelectual, ou seja, ficado no estudo dos fenómenos, com uma terminologia própria e mais científica, palestras e esclarecimento de várias questões, ao passo que o espiritismo mais antigo e anímico (umbanda, candomblé, xamanismo) se dedica à prática mais ritual e incorporação de energias e entidades, pelo menos esse é o meu entender.



De acordo com o Conselho Espírita Internacional, o espiritismo está representado em 36 países ao redor do mundo, sendo mais difundido no Brasil, onde conta com cerca de 3,8 milhões de adeptos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mais de 30 milhões de simpatizantes.

De modo semelhante ao sincretismo na Umbanda (associar Orixás a santos católicos) o Espiritismo para ser melhor compreendido ou aceite, incorporou ensinamentos do Cristianismo, divulgam muitas mensagens de Jesus, defendem o monoteísmo, entre outras coisas.

Mas também adotam conceitos do Budismo (reencarnação, chakras, aura, carma).
E existe uma pequena semelhança com o Reiki, na medida em que fazem passes magnéticos e fluidoterapia, embora os processos possam ser diferentes (entidades guias espirituais a enviar energia através do médium, ou processos similares) trata-se de cura energética.


O que conheci da doutrina espírita (num centro federado, vale a pena sublinhar) é que nos esclarece muitas questões, ajuda-nos a melhorar como ser humano e a compreender melhor as nossas faculdades medianímicas, promovem a humildade (dizem que todos temos mediunidade e ninguém é especial, ou melhor que outrém, por ser médium).

Não julgam, sempre tive liberdade de comparecer quando quisesse, ou ficar meses sem aparecer, por exemplo, ninguém me forçava a ir (como fazem certas igrejas) nem me julgavam se eu gostava de ler livros esotéricos ou doutros ensinamentos.
Esses foram alguns dos pontos positivos que destaco.

Gosto também de ler sobre espiritualismo ou espiritismo esotérico, inclusive aquele que promove canalizações espirituais de Ramatis, Kryon, Bashar, seres da confederação intergalática, Mestres Ascensos (Teosofia, Hermetismo) entre mais.
Tudo o que sirva para elevar o nosso espírito, é bom.


Esta não foi uma introdução muito extensa, haveria muito mais a dizer, porém, o objetivo foi dar a conhecer apenas um pouco do Espiritismo.



Partilho algumas frases de "O livro dos Espíritos":


«Não vos inquieteis com a oposição; tudo o que contra vós fizerdes se tornará a vosso favor e os vossos maiores adversários, sem o quererem, servirão à vossa causa.»

«Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, é-lhe dado preparar o futuro.»

«O livre-arbítrio é a habilidade de escolher tomar decisões por sua própria vontade. “Pois que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria uma máquina»

«Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão vos responderá.»

«O sábio, para ser feliz, olha abaixo de si e jamais acima, a não ser para elevar a sua alma até o infinito.»
Share:

0 comments:

Enviar um comentário

translate

...



silvio guerrinha livros




reiki sekhm