Espiritualidade avançada, metafísica, física quântica, esoterismo, lei da atração, universo holográfico

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

O Universo pode ter Consciência
















Alguns cientistas, aos poucos, admitem que o Universo pode ser consciente, ou possuir protoconsciência.
Esse conceito pode ser designado de Panpsiquismo.
Gregory Matloff (físico e professor na Faculdade de Tecnologia de Nova York) num artigo admitiu que os humanos podem ser semelhantes ao Universo em substância e consciência.
Matloff acredita que o Panpsiquismo poderia explicar a matéria escura (que compõe 95% do Universo).

Ele está a testar esta tese através da descontinuidade de Parenago, uma característica estranha da rotação de estrelas na Via Láctea. Algumas estrelas deslocam-se mais rápido usando ao que parece "conscientemente" jactos uni-direcionais.

O físico teórico Bernard Haisch, em 2006, sugeriu que a consciência é produzida e transmitida através do vácuo quântico, ou espaço vazio. Qualquer sistema que tenha complexidade suficiente e crie um certo nível de energia pode gerar ou transmitir consciência.


Outro defensor do Panpsiquismo é Christof Koch do: Instituto Allen para a Ciência do Cérebro (Allen Institute for Brain Science).

"A única teoria dominante que temos da consciência diz que ela está associada à complexidade - à capacidade de um sistema de agir sobre o seu próprio estado e determinar o próprio destino", argumenta Koch. “A teoria afirma que poderia se resumir a sistemas muito simples. Em princípio, alguns sistemas puramente físicos que não são biológicos ou orgânicos também podem estar conscientes. ”


Alguns físicos e neurocientistas proeminentes acreditam que todo o universo participa da consciência (panpsiquismo). 

Fontes:  Mind Matters  /   NBC News


Nota sobre Panpsiquismo:
Do grego pan, «todo» +psykhé, «alma» +ismo. Doutrina do século 18 notabilizada especialmente por Leibniz, que defende que toda a matéria, por menor que seja, é dotada de consciência individual.
David Chalmers propôs o conceito de "panprotopsiquismo", no qual os objectos apenas possuem uma "proto-consciência" e isso poderia transformar-se numa forma mais completa de consciência quando esses objectos se combinam.
Neste caso a consciência (seria formada de forma coletiva) também por astros, estrelas, galáxias, nebulosas e mundos habitados por todo o Universo.


English version

Share:

0 comments:

Enviar um comentário

translate

...



silvio guerrinha livros




reiki sekhm